+SOR.UAV
A ambição do +SOR.UAV foi equipar infraestruturalmente a empresa para que esta responda eficaz e eficientemente a necessidades, desafios, e oportunidades geradas pela maturidade tecnológica que a empresa já adquiriu, sem contudo perder a agilidade e versatilidade que a caracteriza.
About the project:
Designação do Projeto: +SOR.UAV
Código do Projeto: 14702
Região de intervenção: Alentejo
Entidade beneficiária: TEKEVER AUTONOMOUS SYSTEMS
Data de aprovação: 2016-06-30
Data de início: 2015-11-01
Data de conclusão: 2017-10-31
Custo total elegível: 1.227.924,00€
Apoio financeiro da União Europeia: 859.546,80€
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A ambição do +SOR.UAV foi equipar infraestruturalmente a empresa para que esta responda eficaz e eficientemente a necessidades, desafios, e oportunidades geradas pela maturidade tecnológica que a empresa já adquiriu, sem contudo perder a agilidade e versatilidade que a caracteriza. Respondeu também à curiosidade que já suscitou e espaço que já ocupa nos mercados onde atua, seja enquanto fornecedor, parceiro, ou promotor. Por fim, teve a função de credibilizar os seus procedimentos de desenvolvimento, teste, e industrialização dos seus produtos, apresentando-a num contexto com o nível de ambição, requisitos e expectativas dos mercados que endereça.
Este projecto visou a implementação de um complexo tecnológico dotado de infraestruturas, equipamentos e recursos adequados, palco de áreas tecnológicas em desenvolvimento que estão na charneira do estado da arte sito no Aeródromo de Ponte de Sor. O espaço foi preparado para alojar um conjunto de profissionais altamente qualificados, propício ao desenvolvimento e teste de tecnologia para sistemas autonómos e não tripulados e adequado à constante necessidade de receber clientes e parceiros tecnológicos internacionais. A localização escolhida foi potenciada pela existência de um cluster aeronáutico no concelho, contribuindo para a sua consolidação, o que permitiu explorar diversas vantagens competitivas e sinergias. O projecto da empresa junta-se a um conjunto de investimentos já sediados na infraestrutura, como é o caso da academia internacional de pilotos, de várias empresas de manutenção de aeronaves e da própria sede dos meios aéreos da Autoridade Nacional de Proteção Civil. A presença da TEKEVER AS neste espaço aporta competências totalmente complementares às das organizações já aí presentes, nomeadamente acrescentando capacidades de comprovado reconhecimento internacional na área da investigação e desenvolvimento, e da produção de sistemas aéreos não tripulados. Desta forma, o Aerodromo Municipal de Ponte de Sor passou a alojar intuições em todas as fases da cadeia de valor do mercado aeronáutico, desde a I&D, Produção, Manutenção, Formação e Utilização – algo verdadeiramente único no território nacional.